Skip Navigation Links





















BENFEITORA DA ORDEM
por meio do Ato n° 14596, de 28 de JULHO de 2011, concedido pelo Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil.
Motivo de júbilo tamanha deferência à Loja e a todos os Ir.’. que fortalecem as colunas do Rito Brasileiro por todo o nosso grande País.

.













Visitas ao site: 



Bem-vindo à A.'.R.'.B.'.L.'.S.'. Guatimozim nº 2107

Sessões: 2ª e 4ª Quartas-feiras,
às 20h

A loja Maçônica Guatimozim foi fundada de fato e de direito no dia 7 de junho de 1981. É Federada ao Grande Oriente do Brasil e Jurisdicionada ao Grande Oriente do Distrito Federal. A Loja é primaz do Rito Brasileiro no Distrito Federal e foi agraciada com o título de BENFEITORA DA ORDEM.


 


Posse no Ilustre e Sublime Capítulo Príncipes do Silêncio nº 034
04/02/2017 - 00h00




Brasília em Festa: Posse no Ilustre e Sublime Capítulo R.'.C.'. Príncipes do Silêncio nº 034


A noite de 03 de fevereiro de 2017 foi repleta de emoções para todos os que compareceram a Sessão Magna de Posse da Administração eleita, para o biênio 2017/2018, no Ilustre e Sublime Capítulo R.'. C.'. Príncipes do Silêncio nº 034, evento que contou com a presença de diversas Autoridades Maçônicas e Irmãos de diferentes Orientes.



Na foto o Aterzata empossado Ir.'. RÉGIO RODRIGUES DA ROCHA, ladeado (à direita) pelo Sapientíssimo Ir.'. Robson Gouveia, Delegado Litúrgico do RB-DF, e pelo Eminente Ir.'. Mauro Magalhães Aguiar, Egrégio Mestre do Alto Colégio Hamilton de Holanda Vasconcelos nº 210 (dir.).


Transcrevemos abaixo o texto produzido pela Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro, no DF, à quem agradecemos o apoio e a distinta representação procedida.



"Posse do Ilustre Irmão RÉGIO RODRIGUES DA ROCHA, na Presidência do Ilustre e Sublime Capítulo Rosa-Cruz Príncipes do Silêncio nº 034

No dia 03 de fevereiro de 2017, ocorreu no Vale de Brasília-DF, a Sessão Magna de Posse da Administração do I.'.S.'.C.'.R.'.C.'. Príncipes do Silêncio nº 034, solenidade esta presidida pelo Eminente Irmão ALEXANDRE NOGUEIRA MARTINS, 33º. Presente ao magno evento, o Sapientíssimo Irmão José Robson Gouveia Freire, 33º, na ocasião representando o Grande Primaz do Rito Brasileiro, Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos, 33º.

A referida administração ficou assim constituída:

Aterzata:               Ir.'. Régio Rodrigues da Rocha

1º Gr.'. Vig.'.         Ir.'. Roberto Carlos Concentino Braz

2º Gr.'. Vig.'.         Ir.'. José Carlos Santos

Gr.'. Orador          Ir.'. Luiz Baltazar Goulart

Gr.'. Secretário Ir.'. Mauricio

Gr.'. Tesoureiro    Ir.'. Mauro Magalhães Aguiar

Gr.'. Chanceler     Ir.'. Pedro Ferreira 

Gr.'. M.'. de Cer.'. Ir.'. Almir Vilar 

Gr.'. Cobridor       Ir.'. Sebastião Natalino Vicente

De início, o Eminente Irmão ALEXANDRE NOGUEIRA MARTINS, em seu belo e emocionante discurso, assim se manifestou:

A data de hoje encerra mais um ciclo de minha vida, após cumprir, integralmente, o mandato de 2 anos como Aterzata do Ilustre e Sublime Capítulo Rosa-Cruz Príncipes do Silêncio n° 34, para o qual fui eleito. Realizo a passagem desta honrosa investidura ao ilustre Irmão Régio, desejando-lhe sucesso na própria jornada. Agradeço ao Sapientíssimo Irmão José Robson Gouveia, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Distrito Federal. Agradeço especial e encarecidamente ao Eminente Irmão Brademir Wolf da Silva. Agradeço a todos os irmãos que, direta ou indiretamente, me ajudaram na minha caminhada evolutiva com a consciência tranquila de que fiz o que tive condições de fazer dentro de minhas limitações. É certo que tudo nesses dois anos poderia ter sido efetivado de diferentes formas, porém empenhei-me em permanecer fiel aos meus princípios e obediente a minha consciência respeitando o meu coração. Boa sorte a todos!
Na palavra a bem geral, todos os Ilustres Irmãos inscritos pronunciaram-se uníssonos, sempre destacando as enormes virtudes e qualidades dos Eminentes Irmãos Nogueira e Régio, o primeiro por ter administrado o Capítulo com extrema tenacidade e altivez, virtudes estas que tornaram o Capítulo bem mais dinâmico, sendo atualmente o Alto Corpo Filosófico do Rito Brasileiro, da jurisdição da DL-RB-DF que mais cresceu nos últimos tempos. Já o ilustre Irmão RÉGIO, lhe foram feitas referências elogiosas, todos ao final desejando-lhe uma profícua administração.
Já o Sapientissimo Irmão Robson Gouveia, assim se pronunciou:
Novamente voltamos aos agradáveis trabalhos ritualísticos deste Ilustre e Sublime Capítulo Rosa-Cruz Príncipes do Silêncio, nesse processo contínuo de aprendizagem e de aperfeiçoamento pessoal.

Vemos a continuidade de um trabalho iniciado há muito tempo por bravos Irmãos, que hoje seguram uma lanterna a indicar o caminho dos demais, pois, são verdadeiros Guardiões do Rito Brasileiro.

É com muita honra que em nome do Soberano Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos, 33º, nos dirigimos aos ilustres Irmãos neste momento solene.

Com a eleição e posse do Eminente Irmão RÉGIO RODRIGUES DA ROCHA, mais uma mudança de administração deste Sublime Capítulo, é iniciada e, com ela, um novo ciclo de aprendizado no horizonte, a Luz que renasce e se renova, já ilumina nossos caminhos; durante o triênio que passou muitos foram os desafios e obstáculos a serem ultrapassados pelo Eminente Irmão NOGUEIRA, cuja administração pujante e vitoriosa deixa, na história do Rito Brasileiro do DF, um excepcional legado. E hoje estamos aqui, prontos para iniciar uma nova jornada, sabendo de antemão que podemos contar com o apoio e a solidariedade dos Irmãos para mais esta nova caminhada.

Muitos Irmãos já trilharam este caminho, conhecem seus segredos, seus mistérios, assim como as dificuldades e o prazer de suplantá-las e ver além do horizonte a grandeza infinita do universo, agora é a nossa vez.

Para continuar a caminhada, contudo, é necessário que nos preparemos; não podemos nem devemos contar apenas com o trabalho e os esforços daqueles que nos conduzirão, devemos fazer nossa parte, preparando o corpo e o espírito, instruindo-nos, participando e ajudando aqueles que eventualmente encontrarem maior dificuldade.

A novidade às vezes assusta, e este é um novo caminho, devemos estar preparados para as mudanças, o progresso é necessário. A cada dia inúmeras informações são geradas e trazidas ao nosso cotidiano, algumas delas teremos de assimilar, outras modificar e outras rejeitar, mas para isso precisaremos ter uma base sólida de conhecimento sobre o que somos, o que queremos e qual o nosso papel na sociedade em que vivemos.

Esta sociedade está enfrentando algumas dificuldades, são passageiras e sabemos que já aconteceram em tempos não tão distantes, não podemos nos deixar influenciar com estes fatos de maneira negativa e pessimista. Um Maçom precisa ver além da notícia, ele tem o conhecimento e a formação necessária para saber que um obstáculo é antes de tudo uma oportunidade para superar os seus limites, ir além, do horizonte conhecido, buscar novas informações, novos conceitos, novas soluções, aprendendo com os eventuais erros e construindo novas bases de conhecimento para as gerações vindouras.

Este, meus Irmãos, é o nosso grande desafio, consolidar cada vez mais o nosso Glorioso Rito Brasileiro no Distrito Federal e garantir uma base sólida de conhecimento e informação para os Irmãos que, junto conosco, trabalham pelo aperfeiçoamento pessoal e pelo aprimoramento das virtudes e pelo engrandecimento da Maçonaria.

O Supremo Conclave do Brasil, se regozija, portanto, com os Irmãos nesta passagem de administração e, certamente, junto do Soberano Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos, 33º, poderemos comemorar mais uma caminhada vitoriosa, em que os pratos da balança estarão perfeitamente alinhados, sabendo que todos os nossos trabalhos foram executados com justiça e equidade, e que a fraternidade mais uma vez se fez presente em toda sua plenitude."

(*) Discurso proferido, na ocasião, pelo Sapientíssimo Ir.'. José Robson Gouveia Freire, 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro, no DF."